JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 31 de julho de 2016

SUCO OU FRUTAS? QUAL O MELHOR ?

www.maisequilibrio.com.

Veja as dicas da nutricionista e descubra se um copo de suco possui os mesmos nutrientes da fruta



Para quem acha que pode substituir o consumo da fruta in natura por um copo de suco da fruta, a resposta é sim e não. Se formos pensar somente nos nutrientes da fruta essa substituição pode ser feita. Uma vez que as vitaminas da fruta são preservadas quando batidas ou espremidas no preparo do suco.

A única ressalva é em relação a quantidade de fibras. Durante o preparo do suco as fibras dasfrutas são perdidas. Não completamente, mas a quantidade diminui bastante.


Mas você pode aumentar a quantidade de fibras do seu suco acrescentando outros alimentos fonte de fibras, como: linhaça, couve, chia. Bater a fruta com a casca também minimiza essa perda.


Apesar do consumo da fruta ser o ideal, para quem realmente não consome, o suco natural é uma boa opção, principalmente se comparado aos sucos industrializados. Os sucos concentrados ou mesmo os sucos de caixinha não tem os mesmos nutrientes do suco natural, além de maior quantidade de açúcar. O suco natural tem somente o "açúcar da fruta", a frutose.

Outra questão sobre essa troca foi levantada em um estudo publicado recentemente pelo British Medical Journal. A pesquisa analisou se o consumo de suco de frutas aumentaria o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2, quando comparado ao consumo de frutas.

Segundo o estudo, o hábito de beber todos os dias um ou mais copos de suco de fruta aumenta em até 21% as chances de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2 .

Em contrapartida, trocando os sucos por um consumo frequente de quaisquer frutas, o risco de diabetes cai em aproximadamente 7%.

A explicação para isso é a tal perda de fibras que citamos nos primeiros parágrafos. Quando retiramos a fibra do alimento, as taxas de açúcar no sangue aumentam mais rapidamente.

Vale lembrar, que mesmo com esse "ponto contra" o suco de frutas, ele ainda é a melhor substituição para refrigerantes, sucos industrializados e bebidas com gás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário